Como instalar o Fedora (Modo Básico)

Postado por: Everton William em quinta-feira, junho 09, 2016 para


Agora que você já conheceu um pouquinho do sistema operacional Linux Fedora, chegou à hora de iniciarmos a instalação dele, para isso vamos precisar de alguns itens:

  • Um arquivo de imagem ISO do Fedora;
  • Um pen drive com no mínimo 4gb;
  • Um aplicativo para configurar o pen drive com o boot do Fedora (imageusb);

Supondo que você nunca tenha utilizado o Linux ou não tenha nenhuma outra distribuição Linux instalada em seu computador, vamos então utilizar o Windows para preparar nosso pen drive, para isso acesse o site: Osforensics.com e baixe o programa ImageUSB, após o download efetue a descompactação do arquivo no diretório "c:\imageusb" ficando assim:

Agora vamos escolher uma versão do Fedora e baixarmos o arquivo ISO, para isso acesse o seguinte endereço: getfedora.com nessa página podemos ver que existem três versões do Fedora, a versão Workstation, a Server e a Cloud. A versão Workstation é a versão que deveremos baixar, porém esta versão vem com o Gnome, nessa instalação quero utilizar outra versão para ser diferente dos outros manuais, para isso, vamos buscar pelas versões alternativas designadas de SPIN, para acessar estas versões, basta ir até o rodapé da página e clicar na opção "Fedora Spins" como mostra na imagem abaixo:

Na página que apareceu tem as versões SPIN do Fedora, elas são: KDE Plasma Desktop, XFCE Desktop, LXDE Desktop, Mate-Compiz Desktop, Cinnamon Desktop e SOAS Desktop, em particular eu gosto do ambiente Plasma, porém para essa instalação, vou utilizar o LXDE como distribuição padrão, mas se desejar baixar outra SPIN ou até mesmo a versão Workstation não tem problemas, a rotina que vamos seguir nessa instalação independe do ambiente gráfico, então fique á vontade para escolher qual desejar. Para baixar basta clicar na imagem referente à versão desejada e na página que aparecer clique no link DOWNLOAD NOW e depois é só ir seguindo as orientações da tela até chegar na tela que realmente efetua o download do arquivo ISO, como mostra abaixo.

Observe que existem as opções de 64 bits e de 32 bits, escolha a versão correta que irá funcionar em seu computador, se acaso não tiver certeza, baixe a versão 64 bits, se acaso não funcionar, ai tem que ser usada à versão 32 bits. Clique no link que representa o tipo de computador (32 ou 64 bits) e aguarde o download ser totalmente efetuado.

Após o download de seu arquivo ISO o próximo passo é configurar o pen drive para conseguirmos efetuar o boot através dele. Para isso formate o seu pen drive para apagar todos os dados nele contidos e em seguida execute o programa imageusb que você baixou e descompactou no diretório c:\imageusb, será apresentado à seguinte tela:

Na parte superior da tela "Step 1" selecione a letra que corresponde ao seu pen drive, depois na parte central da tela "Step 2" selecione a opção "Write imagem to USB drive" e a opção "Post Image Verification" em seguida no item "Step 3" clique no botão “Browse” e selecione o arquivo ISO do Fedora, e por fim no "STEP 4" clique no botão Write e aguarde o aplicativo efetuar a gravação em seu pen drive, encerre o aplicativo e em seguida reinicie o computador com o pen drive plugado no USB:


Ao reiniciar o sistema, não se esqueça de configurar o computador para que reinicie utilizando o pen drive como dispositivo principal de boot. Ao ligar o sistema irá apresentar a seguinte tela:

Selecione a opção "Start Fedora-LXDE-Live 24" utilizando as setas de direções do teclado e aguarde o sistema efetuar toda a carga, será apresentado o ambiente gráfico, do qual você escolheu no download da imagem ISO, no meu caso eu escolhi o LXDE, conforme mostra na tela abaixo.

Se acaso você não quiser instalar de imediato, poderá utilizá-lo em modo Live, porém não poderá instalar novos aplicativos nem atualizar o sistema operacional, então a melhor forma de ter uma boa experiência com o Fedora é instalando ele no disco rígido, neste primeiro momento vou imaginar que você está instalando o Fedora em um disco sem nenhum outro sistema em dual boot.

Para iniciar, dê um duplo clique no ícone "Install to Hard Drive" que provavelmente está no menu principal, em alguns ambientes gráficos fica na área de trabalho, será apresentada a tela do Anaconda. Nessa tela selecione a opção "Português" no campo à esquerda e no campo à direita escolha "Português Brasil" conforme é mostrado na tela abaixo, e em seguida pressione o botão "Continuar" na parte inferior da tela.

Nesta nova tela que apareceu, clique na opção "Destino da Instalação" conforme mostra na tela abaixo:

Na próxima tela, vamos pedir para o Fedora escolher a melhor forma de particionar o disco para nós, então selecione a opção "Configura Automaticamente o Particionamento" e em seguida clique na imagem que representa o seu HD e para finalizar clique no botão "Pronto" conforme mostra a tela abaixo.

O instalador irá apresentar a tela inicial novamente, clique na opção "Teclado", lá deverá verificar se o layout de seu teclado está coerente com o telado de seu computador, para isso faça o teste do layout na caixa à esquerda, testando acentos, cedilhas e caracteres especiais, se acaso não estiver correto, basta clicar no sinal de mais (+) à direita da tela e selecionar o layout correto de seu teclado, após a configuração clique no botão "Pronto" no topo esquerdo da tela.

Novamente o instalador irá voltar para a tela inicial, agora clique na opção "Time e Data" e selecione a região onde você mora através do Mapa, ou utilizando as caixas suspensas na parte superior da tela, após a configuração clique no botão "Pronto".

E para finalizar a configuração, clique na opção "Network e Hostname" e nesta tela, digite o nome que deseja que seu computador apresente caso esteja conectado em uma Rede Local, este nome será apresentado também no terminal de comandos. Escolha um nome sem espaços e sem caracteres especiais em seguida clique em "Pronto", conforme é mostrado abaixo.

Com todos os itens configurados, basta agora clicar no botão "Iniciar a Instalação", localizado na parte inferior da tela, neste momento será iniciada a instalação conforme mostrado abaixo:

Neste momento será apresentado uma nova tela com as opções "Senha Root" e "Criação de Usuário", clique na opção "Senha de ROOT".

Na nova tela, defina uma senha para o usuário root (Insira uma senha e memorize ela, pois esta será solicitada quando necessitarmos de acesso root ao sistema), em seguida, clique em "Pronto" conforme é mostrado na tela abaixo:

O Instalador retornará na tela anterior, clique na opção "Criação de Usuário" e defina um usuário administrador para seu sistema Operacional, entrando com o nome completo, o "User Name" (este deve ser tudo em minúsculo), marque a opção "Tornar este usuário administrador" e digite a senha para este usuário, terminando estes passos clique em "Pronto" e aguarde a conclusão da instalação.

Quando o Anaconda estiver efetuado toda a instalação, será apresentado a mensagem que a instalação foi bem sucedida, basta clicar no botão "Sair".

Em seguida, no menu principal do sistema, clique em "Logout" e quando aparecer a tela de opções de desligamento, clique em Reboot para reiniciar o computador. Quando estiver desligando, remova o pen drive do USB para que o sistema inicie diretamente do disco rígido.

Prontinho, viu como é simples? Embora tenha sido vários passos, verificamos que foi muito simples a instalação do Fedora. Agora podemos desfrutar deste novo sistema operacional instalado em seu computador.