Prefácio

Postado por: Everton William em segunda-feira, junho 06, 2016 para

Hoje em dia escolher uma distribuição Linux para utilizar no dia a dia está quase impossível, mesmo para usuários com mais experiência. São tantas opções que acabamos nos perdendo na escolha, seja ela pela praticidade, seja ela pela qualidade ou pelo tamanho da comunidade que mantém a distribuição.

É sabido que todas as distribuições são baseadas no Kernel Linux, que todas são seguras e todas oferecem de certa forma uma experiência especial ao usuário, porém existem aquelas que nos fornecem mais facilidades para resolver os problemas do dia a dia e existe aquelas que nos obriga a entender as entranhas do sistema para podermos utilizá-la. A escolha acaba sendo muito mais pessoal do que técnica no final das contas.

Distribuições como Ubuntu, Mint e Manjaro, entre outras, fornece uma experiência muito agradável enquanto usuários finais, suas ferramentas pré-instaladas nos dão conforto na hora de efetuar configuração e instalação de novos aplicativos. Mas isso não se restringe as poucas distribuições, em todas elas é possível utilizar ferramentas que auxiliam no momento da instalação e configuração.

Quando pensamos em distribuições tradicionais, tais como, Slackware, Debian e Archlinux, imaginamos algo totalmente voltado para usuários de alto nível de conhecimento, pois estas distribuições exigem muito mais conhecimento de seus usuários quando se trata de instalação e configuração, porém, estas distribuições nos fornece algo muito importante, a estabilidade no funcionamento do Sistema Operacional, e muitas vezes valem a pena o "sofrimento" na instalação e configuração do Sistema Operacional a ficar sofrendo com bugs existentes na distribuição durante a utilização do dia a dia.

Existem também as distribuições que estão no meio termo, não são tão simples e não são tão complicadas tornando-se totalmente padronizáveis conforme a necessidade do usuário. Entre estas distribuições temos o Fedora, que é uma distribuição que atente a necessidade do usuário final até a necessidade do usuário mais avançado, dando-lhes a oportunidade de escolher qual a melhor e mais agradável forma de manter o sistema operacional. Esta distribuição combina praticidade e estabilidade em um único pacote.

Vem então a pergunta que está lhe deixando de cabelo em pé, o que é o Projeto Fedora? O Projeto Fedora é o nome de uma comunidade mundial de pessoas que amam, utilizam e desenvolvem software livre para todo o mundo. Essa comunidade deseja liderar na criação e disseminação de código e conteúdo livre com um trabalho em equipe, igual a uma comunidade. O Fedora é patrocinado pela Red Hat, a fornecedora de tecnologias de código aberto mais confiável do mundo. A Red Hat investe no Fedora para incentivar a colaboração e incubar novas e inovadoras tecnologias desenvolvidas com software livre.

O GNU Linux Fedora é um sistema operacional baseado em Kernel Linux, uma coleção de softwares necessários para fazer o computador funcionar. Podemos utilizar o Fedora juntamente com outros sistemas operacionais ou simplesmente substitui-los, exemplos típicos de sistemas operacionais são o Microsoft Windows e o Mac OS X. O Fedora é completamente livre de custos para você utilizar e compartilhar.

O objetivo desse Guia é demonstrar como o sistema operacional Linux Fedora é simples, moderno e ao mesmo tempo estável e confiável, não temos nenhum intuito em fazê-lo migrar de seu sistema operacional atual para o Fedora, nosso verdadeiro intuito é divulgar esta distribuição Linux existente no mercado, através da apresentação de suas configurações e facilitadores em formato de um livro digital, e claro, se você se sentir encorajado em efetuar a migração, ficaremos muito contentes por isso, e se precisar de uma ajuda, basta entrar em contato conosco.

O Guia Fedora está dividido em capítulos, da mesma forma que um livro, porém em formato digital. Cada capítulo esta tratando especificamente de um determinado assunto, e cada assunto específico esta sendo descrito em um item do capítulo do Guia, tornando-o organizado e de fácil entendimento.

Seja bem vindo ao Guia de instalação e configuração do Linux Fedora, um manual para quem está querendo conhecer e se aventurar em um novo conceito de Sistema Operacional, desenvolvido com um conteúdo escrito em uma linguagem simplificada e de fácil entendimento para o usuário final e para o analista de suporte. Ajude-nos a compartilhar esta ideia e seja bem vindo ao mundo Fedora.